Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conselho de Segurança debaterá o Estado Palestino em julho


O Conselho de Segurança das Nações Unidas debaterá, no dia 26 de julho, a solicitação de reconhecimento do Estado palestino como membro da ONU. A Liga Árabe já havia anunciado que apresentará sua petição, em setembro, na Assembleia Geral, do estabelecimento de um Estado na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, tendo Jerusalém oriental como sua capital.

Segundo a agenda provisória do Conselho de Segurança, um debate aberto sobre o Oriente Médio está programado para o dia 26 deste mês.

"Creio que será uma ocasião para explorar as diversas opções que possam existir do lado palestino", disse o embaixador da Alemanha, Peter Wittig, que ocupa a presidência do órgão internacional. Wittig apontou a próxima reunião do Quarteto, no dia 11 de julho, como um possível indicador da situação. Espera-se que, nesse encontro, os Estados Unidos insistam em reativar as negociações de paz entre Israel e os palestinos.

Além disso, um porta-voz de Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, afirmou que não pode divulgar precisamente a data de publicação dos resultados do painel que vem investigando os incidentes da flotilha de Gaza em 2010.

Ban Ki-moon designou como chefe da comissão investigadora o ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia, Geoffrey Palmer, em agosto do ano passado.

Fonte: Aurora
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.