Páginas

domingo, 3 de julho de 2011

Comunidade judaica de Porto Alegre promove passeata por Gilad Shalit

Neste domingo (03), por volta das 15h, pessoas de todas as idades se reuniram junto ao Monumento Expedicionário da Redenção, popularmente conhecido como Arco da Redenção, para expressar o desejo de que Gilad Shalit seja liberado pelo Movimento de Resistência Islâmica.

O movimento, sob escolta da Brigada Militar, distribuiu panfletos pelo Parque da Redenção, um dos parques mais movimentados da cidade de Porto Alegre, localizada no sul do Brasil . Neles havia a seguinte mensagem:

Free Gilad Shalit!
Gilad Shalit é um jovem do exército israelense que já está sequestrado há mais de 5 anos. Ficou claro  neste período que seu sequestro de nada ajuda ao conflito que se desenvolve no Oriente Médio. Não temos informações de Gilad desde 2009, e a Cruz Vermelha não pôde visitá-lo uma vez sequer durante seu cativeiro. É só lembrarmos de 30 anos atrás, nos tempos da ditadura militar no Brasil, para vermos como é o sentimento de ter um ente querido subitamente retirado do nosso convívio e não ter informações sobre seu paradeiro - muito menos se ele ainda está vivo. Todos queremos a paz e sabemos que não é fácil alcançá-la, a situação é complicada e deverão ser feitas concessões de ambos os lados. Fazemos aqui um apelo pela liberdade de Gilad, pedimos que ele seja solto como forma de demonstrar que a intenção de guerra é hostil e não faz bem para ambos os povos...

Bernardo Mold Leal, um dos integrantes do movimento responsável pela realização da passeata (o Habonim Dror Porto Alegre), deu as últimas palavras no encerramento da passeata. Segundo ele, a manifestação visava, acima de tudo, inteirar a sociedade e a família de Gilad de que a comunidade judaica porto-alegrense permanecerá ao lado do jovem israelense.

Mais uma vez, pode-se constatar os ternos afetos entre o povo judeu, independentemente da distância geográfica e até mesmo contextual. Arco da Redenção: palco do desejo de que a redenção, desta vez, seja da Paz.

Por Jônatha Bittencourt.
Ponto de partida da passeata - Arco da Redenção - Porto Alegre
Um número considerável de pessoas em busca da
libertação de Gilad Shalit.
Um pedido de Paz...
Comunidade judaica em Porto Alegre pela "Redenção" da Paz.

Fotos e Texto por Jônatha Bittencourt.

7 comentário(s):

Laura MS disse...

mazáá guri, mto boa a cobertura, fico contente por ti! :D

Jônatha Bittencourt disse...

Laura! Muito obrigado pelos cumprimentos... Realmente, é uma satisfação tremenda estar participando de uma causa como esta. O simples fato de apoiar é recompensador. Uma experiência para a vida.

Grande abraço, colega!

Mila Varela disse...

Muito boa a iniciativa.. Parabéns.
Temos que organizar em varias cidades.. como em Florianópolis por exemplo ;)

leonora disse...

Em nome de todas as MAES,no estado de Israel,te agradeco pela boa vontade de ajudar a trazer de volta a casa mais um filho que saiu pra defender todos nos e nao voltou.
Leonora (rishon ke tzion-Israel)

Jônatha Bittencourt disse...

São comentários como este que me motivam a prosseguir. Muitíssimo grato pela mensagem, Leonora.

Prossigamos, pois venceremos.

CamiloZait disse...

Muito bom mesmo! Mostra que a Comunidade é Unida para esse tipo de manifestação trágica com nosso Soldado!

petrus disse...

SERÁ QUE EXISTE SATANAZISTAS PERSEGUIDORES DE
DESCENDENTES DE JUDEUS AQUI NO SUL.
SE NÃO EXISTE, QUEM DEVE ESTAR ME PERSEGUINDO
A 10 ANOS NUM QUARTEL DEVE SER O CAPETA.

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.