Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

Autoridade Palestina aceitará o status de Estado não-membro da ONU

Se as negociações falharem, pedirão o reconhecimento de
Estado não-membro da ONU, como é o Vaticano.
A Autoridade Palestina já havia solicitado ao Conselho de Segurança da ONU o reconhecimento de membro de plenos direitos, mas teve seu pedido negado. Desta vez, o pedido será outro, ela aceitará o status de Estado não-membro.

"Se as negociações com Israel não forem retomadas, pediremos o reconhecimento à Assembleia Geral da ONU do status de Estado não-membro, como o Vaticano", declarou Mahmoud Abbas, o presidente da Autoridade Palestina, em Paris, onde se encontrou com o recém eleito presidente da França, François Hollande.

Israel e Estados Unidos se opõem à petição palestina de adesão apresentada no dia 23 de setembro do ano passado por Abbas, pela membresia de plenos direitos, já que acreditam que um Estado palestino só pode ser resultado de um acordo de paz israelo-palestino.

Hollande acredita que apenas as negociações entre palestinos e israelenses podem resultar no reconhecimento de um Estado palestino, e não uma iniciativa unilateral - que não conte com negociações mútuas.

"Hoje devemos fazer tudo o que for possível para reconhecer um Estado palestino através de negociações. O que os palestinos esperam não é uma proclamação, é que possa haver, através de um processo de negociação e um acordo de paz, o reconhecimento do Estado palestino", disse o presidente francês. "Temos boas relações com os israelenses e com a Autoridade Palestina, o que nos permite passar uma certa quantia de mensagens e facilitar o retorno ao diálogo".

Com informações de IEN

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.