Páginas

quarta-feira, 18 de março de 2015

Um história sobre a política israelense

As eleições de Israel aconteceram ontem (18).
Por: Gabriel Paciornik

Deixem-me contar uma historinha para vocês, de como funciona a mentalidade política em Israel.

Em 2003 o ex-prefeito de Haifa, Avraham Mitzna, do Avodá, estava em campanha contra Ariel Sharon, do Likud para quem seria 1º Ministro.

A situação social em Israel era extremamente crítica. O Ministro da Economia do governo anterior, do Likud, o então ex-Primeiro Benjamim Netanyahu, fez um corte no Farewell State, que foi tão profundo que a população pobre ficou absolutamente miserável, sem emprego, sem auxílio e muitos, sem teto.
Os sem teto fizeram um grande acampamento de barracas em Jerusalém, no Kikar Ha'Lechem. Um repórter foi até lá e começou a entrevistar uma mulher nos seus 40, 50 anos (era impossível determinar se era velhice, infelicidade ou pobreza, ou tudo ao mesmo tempo). Ela tinha uma penca de filhos e, evidentemente, não tinha casa.

Para terminar a entrevista, o repórter perguntou para ela: "E você? Vai votar em quem? No Mitzna?" Numa tentativa de destilar o dessossego e a aversão às posições econômicas do Likud (que era contra quem ela estava protestando ali, afinal de contas).

"Mitzna? Deus me livre! Mitzna gosta dos árabes!" 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.