Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Como diferenciar antissemitismo de críticas legítimas a Israel?

Natan Sharansky
O chamado "Novo Antissemitismo" representa um desafio único. Enquanto o Antissemitismo clássico visa o povo judeu ou a religião judaica, o "Novo Antissemitismo ", visa o Estado judeu.

Uma vez que este Antissemitismo pode se esconder por trás do verniz de críticas legítimas à Israel, é mais difícil de expor. Tornando a tarefa ainda mais difícil é que esse ódio avança em nome de valores que a maioria de nós considerariam incontestável, como os direitos humanos.

No entanto, temos que ser claros e francos ao expor o novo Antissemitismo. Eu acredito que nós podemos aplicar um teste simples - Eu chamo de o teste "3D" - para nos ajudar a distinguir a crítica legítima de Israel de Antissemitismo.

O primeiro "D" é o teste da demonização. Quando o Estado judeu está sendo demonizado, quando as ações de Israel são colocadas fora de proporção razoável, quando são feitas comparações entre israelenses e nazistas e entre campos de refugiados palestinos e de Auschwitz – isto é Antissemitismo, não críticas legítimas a Israel.

O segundo "D" é o teste de padrões duplos, dois pesos duas medidas. Quando a crítica de Israel é aplicada de forma seletiva, quando Israel é apontada pela Organização das Nações Unidas por abusos dos direitos humanos, enquanto o comportamento dos agressores conhecidos e importantes, como a China, Irã, Cuba e Síria, é ignorado, quando Magen David Adom (equivalente a Cruz Vermelha) de Israel, dentre todos os serviços de ambulância do mundo, é negada a admissão à Cruz Vermelha Internacional - este é o Antissemitismo.

O terceiro "D" é o teste de deslegitimação: quando o direito fundamental de existência de Israel é negado - único dentre todos os povos do mundo - isso também é Antissemitismo.


Artigo completo em inglês: http://jcpa.org/phas/phas-sharansky-f04.htm

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.