Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Duas Cúpulas: Israel e países árabes VS Irã em negociação com potências ocidentais

Arábia Saudita e Irã
Ocorreram duas cúpulas a respeito do Oriente Médio no final de semana passado. O contraste entre as duas destaca algumas das complexidades bizarras do conflito na região. A primeira foi realizada em Lausanne, Suiça, na qual uma coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, parece estar próxima a um acordo com o Irã sobre seus planos de usinas nucleares.

A segunda foi realizada em Sharm-El-Sheikh, Sinai, na qual a Liga Árabe, liderada pelos egípcios e os sauditas, se reuniu para formar uma coalizão contra a agressão das forças iranianas por todo o Oriente Médio, particularmente no Iêmen. Ironicamente, a maior parte da Liga Árabe está, basicamente, de acordo com a posição israelense em relação ao Irã.

O presidente egípcio Al Sisi se referiu ao Irã como “extremistas estrangeiros tentando intervir em nossa região”. O Egito e a Arábia Saudita propuseram a criação de uma força militar pan-arábica para se opor aos houthis apoiados pelo Irã, que estão tomando conta do Iêmen e indo em direção aos estreitos estratégicos de Bab-Al-Mandab do Mar Vermelho, que controla todo o comércio marítimo da Ásia.

Quem Está ao Lado do Irã?

Entre os palestinos, a OLP (Organização para a Liberação da Palestina) se juntou à coalizão Egito-Arábia Saudita, enquanto o Hamas ficou com o Irã. Entre os libaneses, o governo libanês se uniu à coalizão, enquanto o Hezbollah ficou com o Irã. Entre os iemenitas, o governo se juntou à coalizão, enquanto os houthis ficaram com o Irã. A Síria, que é apoiada pelo Irã, também ficou ao lado dele nesse conflito.

Os iranianos não são árabes, mas persas; o regime do aiatolá no Irã é xiita radical e lidera os radicais xiitas ao redor do mundo. O Egito e a Arábia Saudita são árabes e sunitas, e relativamente moderados. Al Qaeda e ISIS Estado Islâmico) são sunitas, mas Jihadistas extremistas. Eles favoreceriam o programa de Jihad dos iranianos, mas lutam contra eles para tentar controlar a Síria.

Fonte: Revive Israel

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Israel aprova construção de milhares de casas palestinas em Jerusalém Oriental

A notícia saiu hoje no Haaretz, o descrédito foi tamanho que o jornal chegou a comentar o post no Facebook dizendo que NÃO É PEGADINHA de 1º de Abril.
Bairro Jabal Mukkaber, em Jerusalém Oriental.
O Comitê Distrital e Planejamento e Construção de Jerusalém aprovou esta semana o maior projeto de construção para famílias palestinas desde 1967. O plano é construir 2.500 casas no bairro Jabal Mukkaber, região sul de Jerusalém Oriental. O projeto foi aprovado mesmo com forte oposição dos políticos de direita.

A região onde serão construidas as casas também receberá parquinhos, parques arborizados e outros espaços públicos próximos às escolas já existentes ali. A proposta é significativa no sentido de melhorar a qualidade de vida dos residentes árabes da cidade.

Assim a construção das casas reforça a soberania de Israel sob Jerusalém, mas também gera relacionamento entre os construtores e os donos de terrenos palestinos, facilitando assim a construção legal dos residentes árabes e a integração na sociedade israelense como um todo.


Fonte: Haaretz